Diferentes tipos de leite

Qual a diferença entre leite de cabra, vaca e soja?

Existe hoje uma grande variedade em opções a disposição no mercado, mas qual a diferença entre leite de cabra, vaca e soja?

Inicialmente, como diferença entre o leite de cabra e vaca, por terem origem animal, ambos pertencem ao grupo alimentar “Leite e derivados” enquanto o leite de soja, pertence ao grupo alimentar “Leguminosas”.

Leite de Cabra

O leite de cabra tem uma quantidade de cálcio semelhante ao leite de vaca e uma menor quantidade de lactose em sua composição.

Apesar de ter mais gordura, tem menos colesterol. Uma diferença entre leite de cabra e o de vaca, é que sua gordura é de digestão mais fácil, dando para algumas pessoas a sensação de ser um leite mais leve. Vale dizer que uma outra diferença entre leite de cabra e o de vaca é que o tipo de gordura que o leite de cabra tem, principalmente em crianças, se transforma diretamente em energia ao invés de se transformarem em depósitos de gordura no organismo.

Leite de cabra também é rico em fósforo e vitamina A em uma forma que é absorvida pelo organismo sem precisar passar por nenhuma transformação química.

Leite de Vaca (Integral)

Em comparação ao leite de cabra, o leite de vaca é o que tem a maior concentração de lactose em sua composição. Também é rico em gorduras, mas ao contrário do leite de cabra, são gorduras de digestão mais difícil pelo corpo humano.

Tem os maiores níveis de proteínas, cálcio e vitamina B, além de ser uma boa fonte de magnésio e potássio.

Leite de Soja

O Leite de soja é rico em proteínas e cálcio e não contém lactose em sua composição. Feito a partir de grãos de soja e água, é uma opção para quem busca uma alimentação 100% vegetariana. Embora o leite de soja seja rico em proteínas, produtos a base de soja podem dificultar a absorção de proteínas e minerais pelo corpo humano.

Para conhecer melhor as diferenças:

EMBRAPA

NBC News (em inglês)

Diferenças Nutricionais entre leite de vaca e de soja (em inglês)