Leite de cabra na alimentação infantil

Vários pediatras recomendam leite de cabra na alimentação infantil, especialmente aqueles que têm problemas digestivos ou são intolerantes ao leite de vaca. Algumas razões para esta recomendação:

  • Contém menos proteínas alergênicas
  • É mais digestivo
  • Possui uma quantidade ligeiramente menor de lactose

 Em crianças que apresentam intolerância ao leite de vaca – cujos sintomas incluem cólicas abdominais, inchaço e problemas de pele – os pais frequentemente relatam que muitas dessas reações alérgicas desaparecem ou melhoram significantemente após a mudança para o leite de cabra.

Leite de Cabra na Alimentação Infantil

O leite é um componente muito importante na alimentação infantil, pois contêm carboidratos, proteínas que garantem a formação e estruturação dos músculos, pele, cabelo, vitaminas e minerais que contribuem para garantir uma saúde melhor.

Além das vantagens citadas acima, o leite é rico em gorduras, que durante o processo de crescimento infantil, são de extrema importância para o desenvolvimento nervoso e cerebral. A vantagem extra do leite de cabra é que este possui glóbulos de gordura menores, o que torna sua digestão mais fácil e mais rápida.

O leite de cabra tem característica alcalina, tal qual o leite materno, em contraposição ao leite de vaca que é ácido. Essa característica faz com que seja mais bem tolerado pelo sistema digestivo infantil e o que também torna o leite de cabra mais indicado na alimentação infantil.

Também possui cerca de 23% mais vitamina A, em comparação ao leite de vaca. A vitamina A é uma das principais vitaminas encontradas no leite e tem importância especial durante períodos de crescimento e desenvolvimento, o que a torna essencial na infância.

A vitamina A exerce forte participação em importantes mecanismos biológicos como a visão e a manutenção do sistema imunológico.

O leite de cabra contém vitamina A em um formato que permite que esta seja utilizada prontamente pelo corpo humano, o que torna o leite de cabra na alimentação infantil ainda mais recomendado.

Informações complementares ao leite de cabra na alimentação infantil:

Biblioteca Virtual em Saúde

Departamento de agricultura dos Estados Unidos (em inglês)

10 Motivos para beber leite de cabra

Sintomas de Alergia ao leite de vaca