Leite de cabra é melhor que o de vaca?

Muito se ouve falar da importância do leite para uma alimentação balanceada, mas leite de cabra é melhor que o de vaca?

Em uma pesquisa realizada por universidades brasileiras, o leite foi eleito um dos 12 alimentos mais nutritivos do país, com destaque para o leite de cabra, exatamente por suas características nutritivas superiores ao de vaca.

Porque o leite de cabra é melhor que o de vaca

Vamos começar pela facilidade na digestão, enquanto o leite de cabra é absorvido pelo organismo em cerca de 40 minutos, o de vaca leva cerca de 2 horas.

Pode não parecer um fator tão importante, mas esse processo digestivo mais longo causa maior presença de resíduos no intestino, maior fermentação e consequentemente maior propensão à formação de gases.

Por essa rápida absorção, o leite de cabra é melhor que o de vaca e é muito indicado para pessoas idosas ou convalescentes de qualquer tratamento prolongado.

Além do leite de cabra possuir cerca de 20% menos colesterol, um estudo realizado pela universidade americana Prairie View A&M University, o leite de cabra está associado a uma melhora na capacidade de absorção de cobre e ferro. Este leite é tido como anti-inflamatório e apresenta uma grande quantidade de oligossacarídeos, que estimulam o desenvolvimento da flora intestinal.

Outra razão que pela qual o leite de cabra é melhor que o de vaca é a quantidade de ácido linoleico no leite de cabra. O ácido linoleico atua na redução de gordura e estimulação da massa magra, por consequência sendo muito bom para o coração.

Também é importante mencionar que o leite de cabra também tem uma quantidade maior de ácido araquidônico, que traz benefícios à saúde como:

  • Aumento na produção e ativação de células, principalmente células musculares;
  • Inibe sintomas e progresso da doença de Alzheimer;
  • Regula o crescimento do corpo;
  • Previne a formação de coágulos sanguíneos, reduzindo o risco de um AVC e ataques cardíacos;
  • Reduz o envelhecimento celular.

Mencionamos neste artigo alguns motivos pelos quais leite de cabra é melhor que o de vaca. Maiores informações nos links abaixo:

Globo Repórter

Prairie View A&M University (em inglês)

Global Healing Center (em inglês)