15 Benefícios Incríveis do Leite de Cabra para Sua Saúde

Muito mais do que apenas uma opção nos mercados, o leite de cabra oferece diversos benefícios para o corpo humano.

O leite é um alimento essencial para o desenvolvimento e crescimento de qualquer ser humano. Não é à toa que a única refeição que as crianças têm nos primeiros meses de vida é apenas o leite materno – que, apesar de ser bem diferente do que tomamos no dia-a-dia, ainda é leite.

Mas mesmo quando crescemos e não temos mais a necessidade de nos alimentarmos diariamente de leite (ao menos diretamente, pois várias comidas de nosso cotidiano são derivadas desse produto), ainda continuamos com essa mania de beber leite, seja puro, com café, achocolatado, mel ou outro acompanhamento de sua preferência.

Acontece que na maior parte das vezes usufruímos, principalmente e especialmente, do leite de vaca. Nas prateleiras dos mercados, mercearias e padarias, o leite de vaca está em quantidade bem maior do que todos os outros existentes. Mas, como já imaginado, ele não é o único disponível, pois leites de diversas espécies de mamíferos são comercializados. Uma dessas outras opções é o leite de cabra, que é considerado muito mais saudável do que o de vaca.

Confira abaixo 15 benefícios Incríveis que o leite de cabra proporciona para sua saúde e confira onde Comprar o leite de Cabra.

Menos Lactose

O leite de Cabra contém muito menos lactose do que o leite de vaca, e isso é excelente se você tem quaisquer reações adversas com a lactose. Essa é uma ótima opção para você que adora tomar leite mas não consegue por causa de uma alergia à lactose por exemplo.

Dados mostram que 6% das crianças têm sintomas de alergia ao leite de vaca, que podem caracterizar-se por distúrbios digestivos, corrimento nasal, otites, erupções cutâneas, entre outros. A proteína caseína alfa-S1, que é encontrada em grandes quantidades no leite de vaca, é a grande responsável por esse tipo de reação alérgica.

O leite de cabra possui apenas alguns traços desta proteína, além de não conter b-lactoglobulina, que também é um grande estimulante de reações alérgicas não-específicas.

Menos Tóxicos ao Organismo

A grande parte do leite de vaca que consumimos tem excesso de hormônios que não são gerados de forma natural, isso se deve principalmente porque a produção do leite é estimulada artificialmente com a ajuda de diversas substâncias químicas para que a vaca produza muito mais que seu limite físico.

No caso das cabras isso não acontece porque o mercado consumidor é bem menor e normalmente as fazendas não precisam estimular tanto sua produção. O Leite de Cabra Mémeia é produzido de forma natural respeitando os limites dos animais e evita a utilização de substâncias toxicas.

Mais Cálcio

Este item possui algumas discordâncias, pois há estudos diferentes que apontam dados divergentes. O primeiro diz o seguinte: o leite de cabra é uma excelente fonte de cálcio, possuindo 130mg para cada 100ml de leite, ou seja, 20% mais que o leite de vaca.

Já o segundo diz que embora o leite de cabra apresente uma composição de cálcio um pouco menor que o leite de vaca (segundo a Tabela TACO, em 100ml o leite de vaca apresenta 123mg de cálcio, enquanto no leite de cabra contém 112mg),  há garantia que a absorção deste micronutriente é maior no leite de cabra devido sua melhor digestibilidade, o que vamos explicar a seguir.

Apesar de divergirem nos dados, ambos concordam que o leite de cabra garante mais cálcio para o leite humano do que o leite de cabra. Deste modo, ele é indicado para a fase de crescimento das crianças e também para tratar doenças relacionadas com a falta desse nutriente, principalmente como a osteoporose.

Melhor Digestibilidade

Estudos apontam que a digestão e a absorção do leite de cabra é duas vezes mais rápida em comparação ao leite de vaca, o que garante uma melhora (ou pelo menos previne) diversos problemas estomacais.

Em média, um copo de leite de cabra demora 40 minutos para ser digerido pelo estômago humano, enquanto o de vaca pode levar mais de 2 horas. Por isso doenças gastro-intestinais como a gastrite são menos propensas a aparecer ao consumir leite de cabra ao invés do de vaca. Além disso, a melhor digestibilidade garante que seus nutrientes sejam melhor absorvidos pelo corpo.

Um dos motivos que resultam no impedimento de algumas pessoas de beberem leite de vaca é o seu alto índice de toxidade. Isso porque as vacas são “obrigadas” a produzir mais leite, então os criadores injetam ou as fazem consumir uma alta dosagem de hormônios não-naturais, ocasionando em potenciais problemas de saúde para os consumidores finais.

Por outro lado, o leite de cabra não sofre com isso porque esses animais não tem a mesma “obrigação” das vacas. Ou seja, as cabras vivem normalmente e sem ingerir hormônios que não são naturais de seus copos, mantendo o leite sempre saudável.

Muito Mais Nutritivo

O leite de cabra apresenta um gosto mais característico e forte do que os convencionais de vaca que compramos no mercado principalmente porque ele é bem mais rico em diversos minerais como  cálcio, magnésio, manganês, fósforo, vitamina A e vitamina D. Além disso, é importante ressaltar que possui menor teor de açúcar, o que o torna bem mais saudável para os consumidores.

O leite de cabra contém mais ou menos 15% a mais ácidos graxos essenciais, que são conhecidos como linoleicos e araquidônicos, do que o leite de vaca e exatamente por isso ele é indicado para a prevenção de diversas doenças cardíacas.

Colesterol Reduzido

Com 20% menos colesterol do que o leite de vaca e sem a presença de aglutinina, que é uma substância que une as partículas gordurosas ocasionando em um coalho difícil de digerir, o leite de cabra é indicado para manter a saúde em dia.

O leite de cabra é um alimento indicado para os diabéticos que não conseguem deixar de beber leite, pois seu nível calórico – se não ajuda -, sem consumi-lo em excesso não prejudica a saúde do consumidor. Sem contar que a menor quantidade de colesterol ajuda diretamente na boa forma de seu consumidor 😉

Ossos Mais Fortes

Sim, beber leite de cabra deixa você com ossos mais fortes. Como foi explicado, a maior quantidade de cálcio absorvido por nós ajuda no tratamento e prevenção de doenças ósseas.

Além disso, a presença de vitamina A, B2 e D auxiliam na prevenção e cura de diversos problemas relacionados com o esqueleto humano.

Amigo do Coração

Como o leite de cabra possui uma elevada dose de potássio, nutriente essencial para o corpo, ele ajuda a regular a pressão arterial de forma extraordinária. Outro fator importante é a sua capacidade de reduzir os riscos da pessoa sofrer um Acidente Vascular Cerebral – que é conhecido como AVC ou derrame.

Com os benefícios relacionados ao coração, o leite de cabra é excelente em prevenir aterosclerose, entre outras doenças cardiovasculares.

Perda de Peso e Manutenção da Massa Magra

Sendo uma excelente fonte de proteínas, o leite de cabra é extremamente útil em regimes e dietas, pois sua proteína ajuda a manter a massa magra do corpo o que auxilia na queima calórica e no metabolismo basal.

Mas lembre-se: o leite de cabra calórico e o consumo exagerado ocasionar resultado oposto do esperado.

Por ter uma quantidade significativa de selênio, o  leite de cabra auxilia o bom funcionamento da tireoide evitando problemas de peso.

Além disso, o leite de cabra é rico em riboflavina, que é um composto orgânico da classe de vitaminas e que favorece o metabolismo das gorduras, açúcares e proteínas, ocasionando, também, num grande ganho de energia.

Melhora do Sistema Imunológico.

O selênio é um mineral que está presente na composição do leite de cabra. Apesar de em grandes quantidades ser tóxico, na medida certa ele auxilia no funcionamento do corpo humano. Sua ausência no corpo humano prejudica a saúde, ocasionando em fraqueza muscular e fadiga e, a longo prazo, em problemas relacionados à tireoide.

Um dos maiores benefícios do selênio é a melhora do sistema imunológico, fortalecendo-o a ponto de evitar algumas doenças. Mas há também outros seis fatores positivos

  1. como o selênio atua em processos a nível celular, ele ajuda na prevenção de câncer
  2. combate aos radicais livres, potencializando a regeneração do DNA
  3. regula o sistema endócrino, melhorando o desempenho da tireoide
  4. evita o acúmulo de LDL – que é conhecido como o colesterol ruim, prevenindo de doenças cardiovasculares
  5. como ele auxilia o bom desempenho da tireoide, ajuda na perda de peso
  6. por ser um antioxidante, auxilia a renovação celular e o ganho da massa muscular

Mais calórico, porém mais saudável.

Na verdade, o leite de cabra é um pouco mais calórico do que o de vaca, mas como é extremamente mais nutritivo, faz com que as calorias extras compensem.

Por exemplo, um copo de suco de laranja possui mais calorias do que um de cerveja, nem por isso quem pensa em saúde ou emagrecer vai optar pela cerveja.

Além disso, há um aumento do teor de ácido linoléico conjugado (CLA, que é encontrado em carnes, aves, ovos, leite e derivados), que ajuda a reduzir colesterol e glicose.

Apesar de ter altos níveis de proteína e aminoácidos essenciais, é significativa a quantidade a menor de gordura se comparado ao leite de vaca.

Efeitos Anti-inflamatório

Ainda não se sabe exatamente o motivo, mas diversos estudos têm apontado o leite de cabra como um bom anti-inflamatório para diversas partes do corpo.

Relatado que pessoas com inflamação constante no cólon podem sentir uma grande diferença ao beber com frequência leite de cabra, além de ser mais leve e ajudar nas inflamações gastro-intestinais.

Ataque na Anemia

Por ser uma boa fonte de ferro, o consumo regular de leite de cabra auxilia em uma recuperação acelerada nas pessoas que sofrem de anemia, pois sua melhor digestibilidade garante que o ferro será melhor absorvido.

Desenvolvimento das Crianças

Por ser extremamente nutritivo, o leite de cabra é uma excelente opção para auxiliar no desenvolvimento das crianças. Como muitas tem intolerância à lactose ou são alérgicas por outros motivos – o número pode chegar até 20% das crianças – esse tipo de leite se torna uma opção viável para que os pequenos cresçam sem sofrer nenhum problema oriundo pela falta de nutrientes no corpo.

Importante ressaltar que o leite é mais que necessário para o corpo humano. Podemos dizer que até certa idade ele é essencial. Então evite que problemas apareçam e garanta um crescimento saudável para seu filho.

10 Motivos para beber leite de cabra

Listamos aqui 10 motivos para beber leite de cabra, alguns deles muito pouco conhecidos:

  1. Causa menos alergias. A reação alérgica pode ser atribuída a proteína conhecida como Alpha s1 caseína, encontrada em altos níveis no leite de vaca. No leite de cabra são cerca de 89% menores.
  2. O processo de homogeneização serve para evitar a separação entre a gordura e o leite, quando refrigerado. Porém, a homogeneização libera radicais livres que podem ser nocivos à saúde. Por ter glóbulos de gordura menores, quando refrigerado, o leite de cabra não sofre este efeito, é naturalmente homogeneizado.
  3. É mais fácil de digerir. Tem glóbulos de gordura menores, resultando em uma digestão mais rápida e fácil. No estômago, forma um bolo alimentar mais suave, permitindo o corpo digerir mais suavemente e mais completamente.
  4. Raramente causa intolerância à lactose, que é causada pela deficiência da enzima Lactase, utilizada pelo corpo para digerir a lactose. O Leite de cabra tem menos lactose e como é melhor e mais completamente digerido, não “sobra” lactose para causar os desconfortos da intolerância.
  5. Mais compatível com o corpo Humano. É uma fonte muito superior de potássio, o que faz com que o leite de cabra reaja de forma alcalina dentro do corpo, enquanto que o leite de vaca reage de forma ácida.
  6. Faz bem para o cérebro. Contém um colesterol mais desenvolvido que o leite de vaca, facilitando sua absorção pelo cérebro e corpo. O colesterol é essencial para produção de alguns tipos de células nervosas.
  7. Naturalmente estimula a produção de insulina pelo organismo.
  8. É especialmente útil na neutralização da acidez gástrica. Esta característica, chamada de “capacidade tamponante”, se deve às suas proteínas e fosfatos.
  9. Naturalmente contém mais cloro e flúor que qualquer outro animal pecuário. Cloro e flúor são germicidas naturais e flúor auxilia na prevenção da diabetes.
  10. Contém uma quantidade significativa de oligossacarídeos, que agem como prebióticos, ou seja, ajudam a desenvolver a flora probiótica.

 

Para saber mais motivos para beber leite de cabra, consulte os links abaixo:

Conselho Federal de Nutricionistas

Valor nutritivo do leite de cabra (em inglês)

Benefícios do leite de cabra x leite de vaca (em inglês)

Leite de cabra na alimentação infantil

Vários pediatras recomendam leite de cabra na alimentação infantil, especialmente aqueles que têm problemas digestivos ou são intolerantes ao leite de vaca. Algumas razões para esta recomendação:

  • Contém menos proteínas alergênicas
  • É mais digestivo
  • Possui uma quantidade ligeiramente menor de lactose

 Em crianças que apresentam intolerância ao leite de vaca – cujos sintomas incluem cólicas abdominais, inchaço e problemas de pele – os pais frequentemente relatam que muitas dessas reações alérgicas desaparecem ou melhoram significantemente após a mudança para o leite de cabra.

Leite de Cabra na Alimentação Infantil

O leite é um componente muito importante na alimentação infantil, pois contêm carboidratos, proteínas que garantem a formação e estruturação dos músculos, pele, cabelo, vitaminas e minerais que contribuem para garantir uma saúde melhor.

Além das vantagens citadas acima, o leite é rico em gorduras, que durante o processo de crescimento infantil, são de extrema importância para o desenvolvimento nervoso e cerebral. A vantagem extra do leite de cabra é que este possui glóbulos de gordura menores, o que torna sua digestão mais fácil e mais rápida.

O leite de cabra tem característica alcalina, tal qual o leite materno, em contraposição ao leite de vaca que é ácido. Essa característica faz com que seja mais bem tolerado pelo sistema digestivo infantil e o que também torna o leite de cabra mais indicado na alimentação infantil.

Também possui cerca de 23% mais vitamina A, em comparação ao leite de vaca. A vitamina A é uma das principais vitaminas encontradas no leite e tem importância especial durante períodos de crescimento e desenvolvimento, o que a torna essencial na infância.

A vitamina A exerce forte participação em importantes mecanismos biológicos como a visão e a manutenção do sistema imunológico.

O leite de cabra contém vitamina A em um formato que permite que esta seja utilizada prontamente pelo corpo humano, o que torna o leite de cabra na alimentação infantil ainda mais recomendado.

Informações complementares ao leite de cabra na alimentação infantil:

Biblioteca Virtual em Saúde

Departamento de agricultura dos Estados Unidos (em inglês)

10 Motivos para beber leite de cabra

Sintomas de Alergia ao leite de vaca

Leite de cabra é melhor que o de vaca?

Muito se ouve falar da importância do leite para uma alimentação balanceada, mas leite de cabra é melhor que o de vaca?

Em uma pesquisa realizada por universidades brasileiras, o leite foi eleito um dos 12 alimentos mais nutritivos do país, com destaque para o leite de cabra, exatamente por suas características nutritivas superiores ao de vaca.

Porque o leite de cabra é melhor que o de vaca

Vamos começar pela facilidade na digestão, enquanto o leite de cabra é absorvido pelo organismo em cerca de 40 minutos, o de vaca leva cerca de 2 horas.

Pode não parecer um fator tão importante, mas esse processo digestivo mais longo causa maior presença de resíduos no intestino, maior fermentação e consequentemente maior propensão à formação de gases.

Por essa rápida absorção, o leite de cabra é melhor que o de vaca e é muito indicado para pessoas idosas ou convalescentes de qualquer tratamento prolongado.

Além do leite de cabra possuir cerca de 20% menos colesterol, um estudo realizado pela universidade americana Prairie View A&M University, o leite de cabra está associado a uma melhora na capacidade de absorção de cobre e ferro. Este leite é tido como anti-inflamatório e apresenta uma grande quantidade de oligossacarídeos, que estimulam o desenvolvimento da flora intestinal.

Outra razão que pela qual o leite de cabra é melhor que o de vaca é a quantidade de ácido linoleico no leite de cabra. O ácido linoleico atua na redução de gordura e estimulação da massa magra, por consequência sendo muito bom para o coração.

Também é importante mencionar que o leite de cabra também tem uma quantidade maior de ácido araquidônico, que traz benefícios à saúde como:

  • Aumento na produção e ativação de células, principalmente células musculares;
  • Inibe sintomas e progresso da doença de Alzheimer;
  • Regula o crescimento do corpo;
  • Previne a formação de coágulos sanguíneos, reduzindo o risco de um AVC e ataques cardíacos;
  • Reduz o envelhecimento celular.

Mencionamos neste artigo alguns motivos pelos quais leite de cabra é melhor que o de vaca. Maiores informações nos links abaixo:

Globo Repórter

Prairie View A&M University (em inglês)

Global Healing Center (em inglês)

10 Razões para evitar leite de vaca

Neste artigo vamos abordar alguns riscos e malefícios e listar 10 razões para evitar leite de vaca.

Razões Para Evitar Leite de Vaca

  1. Como primeira razão para evitar leite de vaca, é o fato de que é mais indigesto para o organismo humano. O leite de vaca leva cerca de 2 horas para ser digerido. Por consequência, resulta em uma maior presença de resíduos no intestino, maior fermentação e consequentemente maior propensão à formação de gases.
  2. Outra razão para evitar leite de vaca é sua indicação como um dos causadores de anemia ferropriva, devido à sua baixa capacidade de ser absorvido pelo sistema digestivo e pelo sangramento da parede intestinal que pode ser provocado pelas proteínas em sua composição.
  3. É o leite que contém a maior quantidade de lactose, tornando-o indigesto para pessoas com intolerância a lactose.
  4. Uma em cada dez pessoas são alérgicas a sua principal proteína, a Alfa S1 caseína, mais uma razão para evitar leite de vaca.
  5. Estimula a produção de muco nas vias respiratórias, podendo causar e agravar sintomas de rinite, bronquite, sinusite e outros problemas respiratórios.
  6. Pode causar depressão. A presença de resíduos alimentares indigestos ou que causem irritação nas paredes do intestino podem reduzir a absorção de serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar. A deficiência deste neurotransmissor está associada à depressão.
  7. É rico em gorduras saturadas, o que aumenta a probabilidade de incidência de gordura nos vasos sanguíneos e o risco de infarto.
  8. Contém níveis maiores de colesterol, aumentando as chances de problemas cardíacos e circulatórios, uma razão a mais para evitar leite de vaca.
  9. Aumenta a acidez do estômago quando ingerido sozinho. Ao diminuir abruptamente a acidez estomacal, o corpo interpretará em seguida como falta de acidez no estômago e passará a produzir uma quantidade extra de suco gástrico, causando sintomas de “queimação”.

Para finalizar as razões para evitar leite de vaca, estudos demonstram que a utilização de hormônios somada aos altos níveis colesterol e gordura encontrada no leite de vaca, aumentam a probabilidade de desenvolver rugas e acne.

Para saber mais a respeito dos motivos para evitar leite de vaca:

Sintomas de Alergia ao leite de vaca

Global Healing Center (em inglês)

National Center for Biotechnology Information (em inglês)

The New York Times Magazine (em inglês)

Leite de Cabra para Bebês

Leite de Cabra para Bebês com Refluxo

Refluxo é o retorno do conteúdo gástrico ao esôfago. Acontece pela diminuição da função de uma válvula (esfíncter) que se localiza entre o esôfago e o estômago, e resulta em vômito e/ou regurgitação (golfadas). Outros sintomas comuns são falta de apetite, irritabilidade, azia, enjoo e aftas.

Até os seis meses de idade, os bebês podem apresentar refluxo (regurgitação ou vômito), mas sem demais consequências para seu desenvolvimento. À medida que vão se desenvolvendo e sua e alimentos mais consistentes são incluídos em sua dieta, os sintomas melhoram. Casos de persistência ou que o bebê apresente os outros sintomas citados acima, podem se tratar de Doença do Refluxo Gastroesofágico.

Utilização do leite de cabra para bebês com refluxo

Algumas características do leite de cabra podem fazer com que ele auxilie na amenização dos sintomas de bebês com refluxo:

  • Contém menos proteínas que causam alergia (Alpha S1 caseína, encontrada em grande quantidade no leite de vaca);
  • Possui um tipo de gordura que é mais fácil e rapidamente digerida pelo organismo humano. Em média o leite de vaca leva 2 horas para ser digerido, enquanto o leite de cabra é digerido em 40 minutos;
  • Contém menos lactose que o leite de vaca

Ainda não existem estudos específicos a respeito do uso de leite de cabra para bebês com refluxo, mas diversos testemunhos de sucesso podem ser facilmente encontrados. Especialmente em casos onde as mães não podem amamentar e os bebês não se adaptaram ao leite de vaca ou a leites formulados.

As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e não substituem nem dispensam a consulta à um médico ou nutricionista.

 

Leia mais a respeito:

Sintomas de alergia ao leite de vaca

Sintomas de alergia ao leite de vacaAntes de falar sobre os sintomas da alergia ao leite de vaca, vamos a uma breve explicação sobre este tipo de alergia.

O que é alergia ao leite de vaca

Também conhecida como Alergia à Proteína do Leite de vaca (APLV) é a mais frequente das alergias alimentares e atinge cerca de 2% das crianças nos primeiros anos de vida. É uma reação alérgica desencadeada pelas proteínas presentes no leite de vaca e seus derivados.

Além dos alimentos, é preciso estar atento a cosméticos que podem ter leite em sua composição, como xampus, hidratante e até lenços umedecidos.

Sintomas de alergia ao leite de vaca

Separamos os sintomas da alergia ao leite de vaca em 4 grupos:

Digestivos

  • Náuseas
  • Vômitos
  • Diarreia com ou sem muco e sangue
  • Dificuldades para engolir
  • Sangue nas fezes
  • Cólicas e irritabilidade
  • Dor abdominal
  • Intestino preso
  • Inflamação do intestino
  • Refluxo
  • Inflamação do esôfago
  • Inflamação do estômago

Pele

  • Inchaço dos lábios e dos olhos
  • Vermelhidão
  • Bolinhas
  • Urticária (placas vermelhas pelo corpo geralmente com coceira associada)
  • Assadura e/ou fissura perianal
  • Coceira
  • Descamação e ressecamento da pele, com ou sem formação de feridas

Sistema Respiratório

  • Chiado no peito e respiração difícil
  • Asma
  • Tosse crônica

Outros Sintomas

  • Anafilaxia
  • Choque anafilático
  • Baixo ganho de peso e crescimento (em crianças)

Vale ressaltar que os sintomas acima podem ter outras causas, portanto não são definitivos para diagnóstico da alergia ao leite de vaca, o parecer médico ou especialista (alergista ou gastroenterologista) é indispensável.

Possíveis Causas

Ainda não se sabe ao certo quais as causas da alergia ao leite de vaca, mas existem algumas hipóteses:

  • Exposição precoce ao leite de vaca ou seus derivados
  • Genética. Filhos de pais alérgicos têm 75% mais de chances de desenvolver alergia
  • Mudanças nos hábitos de higiene. Maior preocupação com limpeza, vacinas e aumento no uso de antibióticos expõem menos as pessoas a infecções e podem alterar os sistemas de defesa do corpo humano, o tornando mais predisposto a alergias.

 

Para saber mais a respeito da alergia ao leite de vaca:

Alergia à proteína do leite de vaca

Food and Allergy Research & Education (em inglês)

Diferentes tipos de leite

Qual a diferença entre leite de cabra, vaca e soja?

Existe hoje uma grande variedade em opções a disposição no mercado, mas qual a diferença entre leite de cabra, vaca e soja?

Inicialmente, como diferença entre o leite de cabra e vaca, por terem origem animal, ambos pertencem ao grupo alimentar “Leite e derivados” enquanto o leite de soja, pertence ao grupo alimentar “Leguminosas”.

Leite de Cabra

O leite de cabra tem uma quantidade de cálcio semelhante ao leite de vaca e uma menor quantidade de lactose em sua composição.

Apesar de ter mais gordura, tem menos colesterol. Uma diferença entre leite de cabra e o de vaca, é que sua gordura é de digestão mais fácil, dando para algumas pessoas a sensação de ser um leite mais leve. Vale dizer que uma outra diferença entre leite de cabra e o de vaca é que o tipo de gordura que o leite de cabra tem, principalmente em crianças, se transforma diretamente em energia ao invés de se transformarem em depósitos de gordura no organismo.

Leite de cabra também é rico em fósforo e vitamina A em uma forma que é absorvida pelo organismo sem precisar passar por nenhuma transformação química.

Leite de Vaca (Integral)

Em comparação ao leite de cabra, o leite de vaca é o que tem a maior concentração de lactose em sua composição. Também é rico em gorduras, mas ao contrário do leite de cabra, são gorduras de digestão mais difícil pelo corpo humano.

Tem os maiores níveis de proteínas, cálcio e vitamina B, além de ser uma boa fonte de magnésio e potássio.

Leite de Soja

O Leite de soja é rico em proteínas e cálcio e não contém lactose em sua composição. Feito a partir de grãos de soja e água, é uma opção para quem busca uma alimentação 100% vegetariana. Embora o leite de soja seja rico em proteínas, produtos a base de soja podem dificultar a absorção de proteínas e minerais pelo corpo humano.

Para conhecer melhor as diferenças:

EMBRAPA

NBC News (em inglês)

Diferenças Nutricionais entre leite de vaca e de soja (em inglês)

Leite de cabra tem lactose

Todo leite possui lactose em sua composição, seja leite de cabra, leite de vaca ou leite humano. Então porque existem casos de pessoas com intolerância a lactose que bebem leite de cabra e não apresentam sintomas? Isso pode ser devido a melhor digestibilidade do leite cabra, sendo melhor absorvido pelo organismo, ou pode ser que o indivíduo não é realmente intolerante a lactose, e sim participante do grupo de 10% das pessoas que são alérgicas a proteína alfa-S1 caseína. Os sintomas de ambas as condições são muito semelhantes, e no caso deste indivíduo consumir o leite de cabra estes sintomas não se manifestam.

 Portanto, a alergia ao leite não é a mesma coisa que a intolerância à lactose . A intolerância à lactose é a incapacidade para digerir a lactose , o açúcar encontrado no leite e alguns produtos lácteos. Uma porção relativamente grande da população de mundial sofre de uma deficiência de lactase, uma enzima utilizada para digerir a lactose . Esta deficiência resulta na condição conhecida como a intolerância à lactose.

 Alergias ao leite , por outro lado , ocorrem quando o sistema imunológico confunde as proteínas (mais comumente a proteína alfa S1 – caseína) com algo que o corpo deve combater. Em outras palavras, a alergia ao leite é uma reação às proteínas do leite , enquanto que a intolerância à lactose é causada pela sensibilidade ao ” açúcar do leite ” encontrada em alguns produtos lácteos.

 Como afirmamos anteriormente, todo leite contém um certo nível de lactose . No entanto, a quantidade de lactose presente no leite de cabra é de cerca de 10 por cento menor do que o leite de vaca e de cerca de 40 por cento menor do que o leite humano. Os níveis mais baixos de lactose encontrados em produtos de leite de cabra podem torná-lo uma alternativa para aqueles que encontram problemas quando ingerem leite de vaca.

 Além disso , os níveis de alfa- S1 caseína do leite de cabra, são cerca de 90 por cento menores do que o leite de vaca, tornando-se um alimento muito menos alergênico. Como resultado, os consumidores que são alérgicos ao leite de vaca podem ser capazes de consumir produtos lácteos de cabra .

 Esta é uma distinção importante a fazer, pois alergia ao leite é a alergia alimentar mais comum para crianças menores de três anos de idade.

 Lembramos sempre que o fornecimento de leite de cabra para crianças menores de 1 (um) ano de idade deve ser feito apenas com indicação expressa de médico ou nutricionista. O aleitamento materno é o melhor alimento para seu bebê e deve ser mantido no mínimo até os seis meses de idade.

Vantagens para o leite de cabra

Hoje em dia, com o amplo acesso à informação que a internet proporciona, é fácil encontrar artigos e tabelas comparando o leite de cabra ao leite de vaca, assim como em livros e publicações científicas. Invariavelmente a conclusão a que se chega é que o leite de cabra supera o de vaca, apresentando-se como um alimento mais completo.

Apesar disso, ainda percebemos que existe uma barreira entre o consumidor de leite e o leite de cabra, provavelmente decorrente mais do fator cultural do que da experiência própria em experimentar o produto.

Existem pessoas que evitam o leite de cabra por motivos diversos. O leite de cabra é realmente mais encorpado, rico e cremoso do que o leite de vaca que se encontra na maioria das prateleiras. Para aqueles que estão acostumados com leite desnatado ou semi-desnatado, sem dúvida é uma grande mudança quando experimentam o leite de cabra integral.

O leite de cabra é um dos alimentos mais saudáveis disponíveis no mercado hoje. Com sua textura mais cremosa e altos teores de vitaminas e minerais, o leite de cabra consegue substituir muitos dos suplementos que as pessoas consomem diariamente.

A composição nutricional do leite de cabra é muito diferente do leite de vaca. Além de conter 13% mais cálcio do que o leite de vaca , o leite de cabra também tem 25% a mais de vitamina B-6 , 47% mais vitamina A, 134 % a mais de potássio e 350% mais niacina. O leite de cabra também apresenta um maior teor de cobre e manganês e contém 27 % a mais de selênio, um  nutriente essencial e anti-oxidante.

O leite de cabra é melhor que o leite de vaca para a maioria das pessoas simplesmente porque é composto de glóbulos de gordura menores, que são mais fáceis de digerir. Esta facilidade e rapidez na digestão favorece o crescimento de boas enzimas e boas bactérias, que diminuem o desconforto, dores abdominais e outros sintomas típicos da alergia ao leite.