15 Benefícios Incríveis do Leite de Cabra para Sua Saúde

Muito mais do que apenas uma opção nos mercados, o leite de cabra oferece diversos benefícios para o corpo humano.

O leite é um alimento essencial para o desenvolvimento e crescimento de qualquer ser humano. Não é à toa que a única refeição que as crianças têm nos primeiros meses de vida é apenas o leite materno – que, apesar de ser bem diferente do que tomamos no dia-a-dia, ainda é leite.

Mas mesmo quando crescemos e não temos mais a necessidade de nos alimentarmos diariamente de leite (ao menos diretamente, pois várias comidas de nosso cotidiano são derivadas desse produto), ainda continuamos com essa mania de beber leite, seja puro, com café, achocolatado, mel ou outro acompanhamento de sua preferência.

Acontece que na maior parte das vezes usufruímos, principalmente e especialmente, do leite de vaca. Nas prateleiras dos mercados, mercearias e padarias, o leite de vaca está em quantidade bem maior do que todos os outros existentes. Mas, como já imaginado, ele não é o único disponível, pois leites de diversas espécies de mamíferos são comercializados. Uma dessas outras opções é o leite de cabra, que é considerado muito mais saudável do que o de vaca.

Confira abaixo 15 benefícios Incríveis que o leite de cabra proporciona para sua saúde e confira onde Comprar o leite de Cabra.

Menos Lactose

O leite de Cabra contém muito menos lactose do que o leite de vaca, e isso é excelente se você tem quaisquer reações adversas com a lactose. Essa é uma ótima opção para você que adora tomar leite mas não consegue por causa de uma alergia à lactose por exemplo.

Dados mostram que 6% das crianças têm sintomas de alergia ao leite de vaca, que podem caracterizar-se por distúrbios digestivos, corrimento nasal, otites, erupções cutâneas, entre outros. A proteína caseína alfa-S1, que é encontrada em grandes quantidades no leite de vaca, é a grande responsável por esse tipo de reação alérgica.

O leite de cabra possui apenas alguns traços desta proteína, além de não conter b-lactoglobulina, que também é um grande estimulante de reações alérgicas não-específicas.

Menos Tóxicos ao Organismo

A grande parte do leite de vaca que consumimos tem excesso de hormônios que não são gerados de forma natural, isso se deve principalmente porque a produção do leite é estimulada artificialmente com a ajuda de diversas substâncias químicas para que a vaca produza muito mais que seu limite físico.

No caso das cabras isso não acontece porque o mercado consumidor é bem menor e normalmente as fazendas não precisam estimular tanto sua produção. O Leite de Cabra Mémeia é produzido de forma natural respeitando os limites dos animais e evita a utilização de substâncias toxicas.

Mais Cálcio

Este item possui algumas discordâncias, pois há estudos diferentes que apontam dados divergentes. O primeiro diz o seguinte: o leite de cabra é uma excelente fonte de cálcio, possuindo 130mg para cada 100ml de leite, ou seja, 20% mais que o leite de vaca.

Já o segundo diz que embora o leite de cabra apresente uma composição de cálcio um pouco menor que o leite de vaca (segundo a Tabela TACO, em 100ml o leite de vaca apresenta 123mg de cálcio, enquanto no leite de cabra contém 112mg),  há garantia que a absorção deste micronutriente é maior no leite de cabra devido sua melhor digestibilidade, o que vamos explicar a seguir.

Apesar de divergirem nos dados, ambos concordam que o leite de cabra garante mais cálcio para o leite humano do que o leite de cabra. Deste modo, ele é indicado para a fase de crescimento das crianças e também para tratar doenças relacionadas com a falta desse nutriente, principalmente como a osteoporose.

Melhor Digestibilidade

Estudos apontam que a digestão e a absorção do leite de cabra é duas vezes mais rápida em comparação ao leite de vaca, o que garante uma melhora (ou pelo menos previne) diversos problemas estomacais.

Em média, um copo de leite de cabra demora 40 minutos para ser digerido pelo estômago humano, enquanto o de vaca pode levar mais de 2 horas. Por isso doenças gastro-intestinais como a gastrite são menos propensas a aparecer ao consumir leite de cabra ao invés do de vaca. Além disso, a melhor digestibilidade garante que seus nutrientes sejam melhor absorvidos pelo corpo.

Um dos motivos que resultam no impedimento de algumas pessoas de beberem leite de vaca é o seu alto índice de toxidade. Isso porque as vacas são “obrigadas” a produzir mais leite, então os criadores injetam ou as fazem consumir uma alta dosagem de hormônios não-naturais, ocasionando em potenciais problemas de saúde para os consumidores finais.

Por outro lado, o leite de cabra não sofre com isso porque esses animais não tem a mesma “obrigação” das vacas. Ou seja, as cabras vivem normalmente e sem ingerir hormônios que não são naturais de seus copos, mantendo o leite sempre saudável.

Muito Mais Nutritivo

O leite de cabra apresenta um gosto mais característico e forte do que os convencionais de vaca que compramos no mercado principalmente porque ele é bem mais rico em diversos minerais como  cálcio, magnésio, manganês, fósforo, vitamina A e vitamina D. Além disso, é importante ressaltar que possui menor teor de açúcar, o que o torna bem mais saudável para os consumidores.

O leite de cabra contém mais ou menos 15% a mais ácidos graxos essenciais, que são conhecidos como linoleicos e araquidônicos, do que o leite de vaca e exatamente por isso ele é indicado para a prevenção de diversas doenças cardíacas.

Colesterol Reduzido

Com 20% menos colesterol do que o leite de vaca e sem a presença de aglutinina, que é uma substância que une as partículas gordurosas ocasionando em um coalho difícil de digerir, o leite de cabra é indicado para manter a saúde em dia.

O leite de cabra é um alimento indicado para os diabéticos que não conseguem deixar de beber leite, pois seu nível calórico – se não ajuda -, sem consumi-lo em excesso não prejudica a saúde do consumidor. Sem contar que a menor quantidade de colesterol ajuda diretamente na boa forma de seu consumidor 😉

Ossos Mais Fortes

Sim, beber leite de cabra deixa você com ossos mais fortes. Como foi explicado, a maior quantidade de cálcio absorvido por nós ajuda no tratamento e prevenção de doenças ósseas.

Além disso, a presença de vitamina A, B2 e D auxiliam na prevenção e cura de diversos problemas relacionados com o esqueleto humano.

Amigo do Coração

Como o leite de cabra possui uma elevada dose de potássio, nutriente essencial para o corpo, ele ajuda a regular a pressão arterial de forma extraordinária. Outro fator importante é a sua capacidade de reduzir os riscos da pessoa sofrer um Acidente Vascular Cerebral – que é conhecido como AVC ou derrame.

Com os benefícios relacionados ao coração, o leite de cabra é excelente em prevenir aterosclerose, entre outras doenças cardiovasculares.

Perda de Peso e Manutenção da Massa Magra

Sendo uma excelente fonte de proteínas, o leite de cabra é extremamente útil em regimes e dietas, pois sua proteína ajuda a manter a massa magra do corpo o que auxilia na queima calórica e no metabolismo basal.

Mas lembre-se: o leite de cabra calórico e o consumo exagerado ocasionar resultado oposto do esperado.

Por ter uma quantidade significativa de selênio, o  leite de cabra auxilia o bom funcionamento da tireoide evitando problemas de peso.

Além disso, o leite de cabra é rico em riboflavina, que é um composto orgânico da classe de vitaminas e que favorece o metabolismo das gorduras, açúcares e proteínas, ocasionando, também, num grande ganho de energia.

Melhora do Sistema Imunológico.

O selênio é um mineral que está presente na composição do leite de cabra. Apesar de em grandes quantidades ser tóxico, na medida certa ele auxilia no funcionamento do corpo humano. Sua ausência no corpo humano prejudica a saúde, ocasionando em fraqueza muscular e fadiga e, a longo prazo, em problemas relacionados à tireoide.

Um dos maiores benefícios do selênio é a melhora do sistema imunológico, fortalecendo-o a ponto de evitar algumas doenças. Mas há também outros seis fatores positivos

  1. como o selênio atua em processos a nível celular, ele ajuda na prevenção de câncer
  2. combate aos radicais livres, potencializando a regeneração do DNA
  3. regula o sistema endócrino, melhorando o desempenho da tireoide
  4. evita o acúmulo de LDL – que é conhecido como o colesterol ruim, prevenindo de doenças cardiovasculares
  5. como ele auxilia o bom desempenho da tireoide, ajuda na perda de peso
  6. por ser um antioxidante, auxilia a renovação celular e o ganho da massa muscular

Mais calórico, porém mais saudável.

Na verdade, o leite de cabra é um pouco mais calórico do que o de vaca, mas como é extremamente mais nutritivo, faz com que as calorias extras compensem.

Por exemplo, um copo de suco de laranja possui mais calorias do que um de cerveja, nem por isso quem pensa em saúde ou emagrecer vai optar pela cerveja.

Além disso, há um aumento do teor de ácido linoléico conjugado (CLA, que é encontrado em carnes, aves, ovos, leite e derivados), que ajuda a reduzir colesterol e glicose.

Apesar de ter altos níveis de proteína e aminoácidos essenciais, é significativa a quantidade a menor de gordura se comparado ao leite de vaca.

Efeitos Anti-inflamatório

Ainda não se sabe exatamente o motivo, mas diversos estudos têm apontado o leite de cabra como um bom anti-inflamatório para diversas partes do corpo.

Relatado que pessoas com inflamação constante no cólon podem sentir uma grande diferença ao beber com frequência leite de cabra, além de ser mais leve e ajudar nas inflamações gastro-intestinais.

Ataque na Anemia

Por ser uma boa fonte de ferro, o consumo regular de leite de cabra auxilia em uma recuperação acelerada nas pessoas que sofrem de anemia, pois sua melhor digestibilidade garante que o ferro será melhor absorvido.

Desenvolvimento das Crianças

Por ser extremamente nutritivo, o leite de cabra é uma excelente opção para auxiliar no desenvolvimento das crianças. Como muitas tem intolerância à lactose ou são alérgicas por outros motivos – o número pode chegar até 20% das crianças – esse tipo de leite se torna uma opção viável para que os pequenos cresçam sem sofrer nenhum problema oriundo pela falta de nutrientes no corpo.

Importante ressaltar que o leite é mais que necessário para o corpo humano. Podemos dizer que até certa idade ele é essencial. Então evite que problemas apareçam e garanta um crescimento saudável para seu filho.