10 Razões para evitar leite de vaca

Neste artigo vamos abordar alguns riscos e malefícios e listar 10 razões para evitar leite de vaca.

Razões Para Evitar Leite de Vaca

  1. Como primeira razão para evitar leite de vaca, é o fato de que é mais indigesto para o organismo humano. O leite de vaca leva cerca de 2 horas para ser digerido. Por consequência, resulta em uma maior presença de resíduos no intestino, maior fermentação e consequentemente maior propensão à formação de gases.
  2. Outra razão para evitar leite de vaca é sua indicação como um dos causadores de anemia ferropriva, devido à sua baixa capacidade de ser absorvido pelo sistema digestivo e pelo sangramento da parede intestinal que pode ser provocado pelas proteínas em sua composição.
  3. É o leite que contém a maior quantidade de lactose, tornando-o indigesto para pessoas com intolerância a lactose.
  4. Uma em cada dez pessoas são alérgicas a sua principal proteína, a Alfa S1 caseína, mais uma razão para evitar leite de vaca.
  5. Estimula a produção de muco nas vias respiratórias, podendo causar e agravar sintomas de rinite, bronquite, sinusite e outros problemas respiratórios.
  6. Pode causar depressão. A presença de resíduos alimentares indigestos ou que causem irritação nas paredes do intestino podem reduzir a absorção de serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar. A deficiência deste neurotransmissor está associada à depressão.
  7. É rico em gorduras saturadas, o que aumenta a probabilidade de incidência de gordura nos vasos sanguíneos e o risco de infarto.
  8. Contém níveis maiores de colesterol, aumentando as chances de problemas cardíacos e circulatórios, uma razão a mais para evitar leite de vaca.
  9. Aumenta a acidez do estômago quando ingerido sozinho. Ao diminuir abruptamente a acidez estomacal, o corpo interpretará em seguida como falta de acidez no estômago e passará a produzir uma quantidade extra de suco gástrico, causando sintomas de “queimação”.

Para finalizar as razões para evitar leite de vaca, estudos demonstram que a utilização de hormônios somada aos altos níveis colesterol e gordura encontrada no leite de vaca, aumentam a probabilidade de desenvolver rugas e acne.

Para saber mais a respeito dos motivos para evitar leite de vaca:

Sintomas de Alergia ao leite de vaca

Global Healing Center (em inglês)

National Center for Biotechnology Information (em inglês)

The New York Times Magazine (em inglês)